domingo, 14 de dezembro de 2008

Leonel Marshall



Em Roma existe um número considerável de "fugitivos" de Cuba: são quatro no total. Marshall desertou acompanhado de Yasser Romero, que também é jogador de vôlei. Ambos receberam punições na Itália, mas já foram liberados para jogar.


Além de Marshall e Romero, estão na capital italiana os cubanos Raidel Poey Romero e Yasser Portuondo. Os dois jogadores também abandonaram a equipe nacional, em maio de 2006, aproveitando a ocasião de uma viagem até a Bulgária, quando recuperaram seus passaportes em poder do técnico e conseguiram um carro para escapar. Contudo, os atletas ainda não podem jogar e esperam a decisão da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), para saber se sofrerão sanções, como aconteceu com Marshall e Romero.


Outro cubano refugiado, Osvaldo Hernandéz, também vive em Roma, mas já conseguiu a cidadania italiana. A jogadora Taismary Aguero foi outra cubana a deixar seu país e buscar a naturalização italiana. A atleta, que defendeu a seleção nacional, hoje é uma das estrelas da equipe italiana, atual campeã da Copa do Mundo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Leonel Marshall



Leonel Marshall, Ponta cubano, famoso por ter fugido de seu país durante os jogos na Bélgica em 2001. Como muitos outros cubanos, Marshall fugiu para jogar na Itália, obtendo maior prestígio e reconhecimento, diferentemente de Cuba, que possui um rígido regime onde os atletas podem atuar somente em clubes do país e pela Seleção Cubana.

O diferencial de Marshall se dá devido à supreendente impulsão, que o faz sair aproximadamente 1.30m do chão, altura que nem mesmo os melhores jogadores do mundo alcançam, tendo em vista que na seleção brasileira a maioria não alcança 1 metro de impulsão. Ele tem a capacidade de atacar por cima de vários bloqueios, proporcionando um verdadeiro espetáculo para quem tem a oportunidade de presenciar.

Neste blog, você irá acompanhar muito mais sobre a vida de Leonel Marshall (o cubano voador), além de muitas outras feras do voleibol mundial.